TEMA: Grupos e agrupamentos sociais
Nossa aula online e
ao vivo foi, quarta-feira, 28/04/2021 às 10:50h, foi retoma, quarta-feira,
04/05/2021 às 10:50h
Aula online ao vivo 28/04/2021
Aula online ao vivo 04/05/2021
EIXO TEMÁTICO:
A sociedade e sua dinâmica
HABILIDADE(S):
Reconhecer a vida
social e a participação do ser humano como ser social.
CONTEÚDO:
Grupos e agrupamentos sociais.
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é trabalhar os conceitos e características de grupos,
agrupamentos e agregados sociais. Para tanto, nos serviremos de aula expositiva
com base no estudo e interpretação de texto.
MATERIAL:
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Grupo social é uma forma básica de associação entre seres humanos que estão mutuamente em interação. A Sociologia define grupo social como sendo toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização ao realizar ações conjuntas de interesse comum. Pessoas numa fila para entrar num cinema não constituem um grupo social, pois não há interação entre elas.
Os grupos sociais possuem alguma forma de organização. Eles compartilham
normas, hábitos, valores, costumes próprios e objetivos. Os grupos sociais se
diferem quanto ao grau de contato entre seus membros.
Os principais grupos sociais são o grupo familial (família), o grupo
vicinal (vizinhança), o grupo educativo (escola, faculdade), o grupo religioso
(instituição religiosa), o grupo de lazer (clubes, associações), o grupo
profissional (escritórios, empresas, loja) e o grupo político (partido ou
organização política).
As principais características dos grupos sociais são:
Pluralidade de indivíduos: precisa haver mais de uma pessoa num grupo.
Interação social: os membros do grupo interagem entre si.
Organização: precisa haver uma certa ordem no grupo
Objetividade e exterioridade: o grupo está acima do indivíduo.
Exterioridade significa que a existência de um indivíduo não depende de sua
participação no grupo.
Objetivo comum: há certos valores, princípios e objetivos que unem os
membros do grupo.
Consciência grupal: pensamentos, ideias e sentimentos são compartilhados
pelos membros do grupo.
Continuidade: as interações entre os membros do grupo precisam ser
duradouras, como ocorre em famílias, numa escola, numa instituição religiosa
etc.
Os grupos sociais podem ser classificados como primários, secundários e
intermediários. Grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos
pessoais diretos, contatos mais íntimos. O maior exemplo de um grupo primário é
a família. Grupos secundários são aqueles em que os contatos sociais são
diretos, mas não há intimidade. Um exemplo de grupo secundário é um partido
político. Grupos intermediários são aqueles em que se complementam as duas
formas de contatos sociais, ou seja, os primários e os secundários. Um exemplo
de grupo intermediário é a escola.
Agregados sociais
Há uma diferença entre grupos sociais e agregados sociais.
Agregado social é uma reunião de pessoas frouxamente aglomeradas que,
apesar da proximidade física, têm um mínimo de relações sociais. Em geral, o
agregado social não é organizado e não possui uma estrutura estável ou uma
hierarquia de posições e funções. A maioria das pessoas que participa de um
agregado social se desconhece e o contato entre elas é limitado e de pequena
duração.
Os principais tipos de agregados sociais são a multidão, o público e a
massa.
Um exemplo de uma multidão é um grupo de pessoas se juntando para
observar um fenômeno. Uma multidão é um agregado pacífico ou tumultuoso de
pessoas ocupando determinado espaço físico.
As principais características da multidão são:
- proximidade física: há contato direto, porém temporário, entre os
componentes de uma multidão. O indivíduo tem de estar necessariamente presente
no agregado social.
- anonimato e ausência de status: o nome e posição
social/profissional/econômica das pessoas que se integram à multidão não têm
importância. Os componentes são anônimos, pois não levam consigo sua posição
social ao se integrarem na multidão.
- falta de organização: mesmo que haja um líder, não há um conjunto de
normas ou posições definidas ou uma divisão de trabalho. A interação é
geralmente desordenada e descontrolada, espontânea e imprevisível.
- objetivos comuns: a multidão compartilha algum interesse, ato ou
emoção. Porém, a interação não leva em consideração as personalidades sociais
distintas. A multidão pode ser fanática e buscar seus objetivos sem restrições.
- indiferenciação: não há espaço para as diferenças individuais se
manifestarem. Isto torna os membros iguais.
- segurança e poder: devido à presença de outros, os participantes podem
fazer ou falar coisas que não fariam ou falariam se estivessem sozinhos.
- interexcitação: os componentes se deixam perder momentaneamente no
“espírito da multidão”.
As multidões podem ser assim classificadas:
Multidões casuais: têm existência momentânea e organização frouxa.
Exemplo: pessoas contemplando um incêndio.
Multidões convencionais: o comportamento se expressa de modo
preestabelecido, tendo duração limitada. Exemplo: espectadores de um jogo de
futebol.
Multidão ativa: geralmente agressiva, é caracterizada pela existência de
um objetivo. Exemplos: motins, revoltas, linchamentos.
Multidão em pânico: há um estímulo dentro do próprio grupo que
intensifica os sentimentos de pânico. Exemplo: pessoas que fogem de um
terremoto.
Multidão expressiva: há movimentos físicos que têm a finalidade de
afrouxar a tensão. Exemplos: o Carnaval, as comemorações de rua após a seleção
de um país vencer a Copa do Mundo.
Público e Massa
O público é um agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estímulos. É
baseado não em contato físico, mas na comunicação recebida através de diversos
meios de comunicação. O público é um conjunto de indivíduos em que é
praticamente igual o número de pessoas que expressam e recebem opiniões. A
opinião do público pode se transformar em ação efetiva, mesmo contra o sistema
de autoridade vigente. O público é também relativamente autônomo em suas ações.
Há diferença entre multidão e público, pois
a integração dos indivíduos que formam o público é geralmente intencional. Já
na multidão, a integração é ocasional.
Os modos de pensar, sentir e agir do público constituem o que é
conhecido como opinião pública. Três características básicas sobressaem na
opinião pública. A primeira delas é o acesso à informação. Só há opinião
pública quando os indivíduos de uma sociedade têm acesso livre às informações
da atualidade. A segunda característica é a livre discussão. Diante das
informações recebidas, cada indivíduo pode tomar uma posição. A terceira
característica é a tentativa de fazer com que a opinião se transforme em ação,
ou seja, que as opiniões sobre assuntos de interesse da nação influenciem e determinem
as ações do governo.
A massa é diferente do público, pois consiste num agrupamento
relativamente grande de pessoas separadas, que não se conhecem. É formada por
indivíduos que recebem opiniões formadas, que são veiculadas pelos meios de
comunicação de massa. A massa é um conjunto de elementos em que a organização
da comunicação pública torna difícil ou até impossível uma resposta efetiva às
opiniões externadas publicamente. A massa não tem autonomia; praticamente
inexiste a formação de opinião independente gerada por meio da discussão. O
grupo de indivíduos que se comporta como massas tende a ser manipulado, pois
reage de forma impensada, não tendo consciência de grupo.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Participação Geral no Processo
Organize a agenda e realize tudo no prazo para evitar prejuízos e
constrangimentos.
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Prazo: até 11/05/2021 – Portfólio
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