Aula 11 Fato Social em Durkheim Diagnose

TEMA: Fato Social em Durkheim

 

Nossa aula online e ao vivo será, quarta-feira, 14/04/2021 às 10:50h

Aula online ao vivo

 

EIXO TEMÁTICO:

Sociologia no Brasil

 

HABILIDADE(S):

Identificar o processo de socialização do indivíduo, a partir do referencial teórico Durkheimiano.

 

CONTEÚDO:

Consciência coletiva e Fato Social (exterioridade, coercitividade e generalidade).

 

METODOLOGIA:

O objetivo dessa aula é realizar diagnose do conteúdo trabalhado na primeira série do Ensino Médio no ano de 2020. Portanto, discutir as características do Fato Social para análise da sociedade do ponto de vista do método de Durkheim. Para tanto, nos serviremos de aula expositiva com base em leitura e interpretação de texto.

 

MATERIAL:

 

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O QUE É FATO SOCIAL?

 

O fato social é o instrumento social e cultural que determina a maneira de agir, pensar e sentir na vida de um indivíduo.

 

Esta definição foi formulada por um dos fundadores da sociologia, o francês Émile Durkheim (1858-1917).

 

Para Durkheim, o fato social é o conjunto de regras e tradições que estão no centro de uma sociedade. Assim, o fato social obriga o ser humano a se adaptar às regras sociais.

 

Exemplos de fatos sociais são as normas de convivência, valores e convenções que existem independente da vontade e da existência do indivíduo, como explica Durkheim.

 

Características do Fato Social

Segundo Durkheim, o fato social está na percepção do indivíduo. Por isso, o comportamento do ser humano será condicionado por realidades sociais que limitam as atitudes aceitas pela sociedade.

 

O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.

 

Generalidade

Os fatos sociais atingem toda a sociedade e, portanto, são coletivos e não individuais. Desta maneira dizemos que os fatos sociais acontecem com a maioria e alcançam a todos de forma geral.

 

Exemplo: num jogo de futebol, os torcedores cantam incentivando seu time, vestem-se com o uniforme da sua equipe e gritam quando sai o gol. Todas estas ações são esperadas e não precisaram ser previamente explicadas, pois já fazem parte de um evento esportivo.

 

Exterioridade

Os fatos sociais são exteriores ao indivíduo, ou seja, existem antes dele nascer e também acontecem de forma independente da ação individual.

 

Exemplo: tomando o jogo de futebol novamente. Se um indivíduo desejasse impedir os torcedores de gritar gol, quando o seu time marcasse, dificilmente conseguiria ou seu comportamento seria visto como estranho. Afinal, já é esperado que fãs de uma equipe comemorem um gol desta maneira.

 

Coercitividade

A coercitividade é usada com dois significados pelo sociólogo francês.

 

Primeiro, a coercitividade está relacionada ao poder que os padrões culturais de uma sociedade são impostos aos integrantes.

 

Essa característica obriga os indivíduos a cumprirem os padrões culturais e sociais que nem sempre estão de acordo, mas que são convenções e existem apesar do indivíduo concordar com elas ou não.

 

O segundo significado da palavra coercitividade é utilizado para descrever o poder que a lei exerce na vida de um indivíduo. Desta maneira, o ser humano pode não concordar com o modo que a sociedade funciona, mas aceita, por medo de ser punido pela lei.

 

Na coercitividade cultural, o ser humano pode passar vergonha ou constrangimento, caso não cumpra o comportamento social relacionado ao fato social onde esteja inserido.

 

Já a coercitividade da lei é punitiva, no sentido que o indivíduo pode sofrer multas e privação de liberdade.

 

Exemplos de Fato Social

A educação escolar é um fato social que está presente na maioria das sociedades e molda o indivíduo

 

Fatos sociais são comportamentos simples do cotidiano, como tomar banho, pagar os impostos, ir a encontros sociais ou fazer compras.

 

Todos sabemos que devemos tomar banho diariamente, a fim de conservamos nosso corpo limpo, evitar doenças e o mal cheiro. Da mesma forma precisamos pagar impostos para que o governo possa manter os serviços sociais funcionando.

 

Todas essas ações são organizadas e obedecem a uma rotina, são respeitadas e têm poder real sobre o indivíduo. O fato social, conforme Durkheim, afeta toda a sociedade.

 

Outro exemplo clássico de fato social que foram estudados em profundidade por Durkheim é a educação, pois está presente na vida do indivíduo desde a infância e o afetará durante toda sua trajetória, moldando seu comportamento social.

 

Durkheim definia a escola e sua influência nestes termos:

 

"O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. E não poderá sabê-la sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada."

 

O francês Émile Durkheim é considerado o pai da sociologia. Nasceu em 15 de abril de 1858, em Épinal e morreu em 15 de novembro de 1917, em Paris. Seus estudos permitiram a classificação da sociologia como ciência.

 

Nascido numa família tradicional judia, tendo o pai, o avô e o bisavô rabinos, Durkheim decidiu não seguir os passos dos seus antepassados. Abandonou a escola judaica, para onde foi muito cedo, e quis estudar a religião do ponto de vista agnóstico.

Durkheim é considerado o pai da sociologia

Em 1879, Durkheim entrou na École Normale Supérieur e ali demostrou interesse científico na sociologia, mas o campo ainda não existia como disciplina autônoma nas universidades.

 

Voltou-se para a psicologia, a filosofia e a ética e, a partir de seus estudos, ajudou a reformar o sistema de ensino francês.

 

Sua primeira obra e uma das mais importantes da sociologia foi publicada em 1893, "Divisão do Trabalho na Sociedade". Neste livro, ele introduz o conceito de anomia, termo utilizado para descrever a fraqueza das instituições sociais.

 

Frases sobre Fato Social

 

"É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter."

 

"A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela."

 

🔖AVALIAÇÃO e FREQUÊNCIA🎒

 

Participação Geral no Processo